Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Partido dos Trabalhadores celebra 40 anos em sessão solene na Assembleia

    Os 40 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) foram celebrados em solenidade nesta segunda-feira (17/02), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O evento atendeu requerimento dos deputados Moisés Braz (PT), Fernando Santana (PT), Elmano Freitas (PT) e Acrísio Sena (PT).

    Para Moisés Braz, o PT é responsável por deixar um importante legado para o País, por ter sido forjado na luta sindical, na Igreja Católica, nos movimentos sociais e, principalmente, na organização de classe de seus trabalhadores. “Esse partido, quando teve a oportunidade de administrar nossa população, ele trabalhou exatamente o que tem de mais digno, que é cuidar do povo. Foi o partido que tirou o Brasil do Mapa da Fome. Foi o partido que gerou oportunidades para o povo brasileiro, principalmente o povo mais pobre, oportunidade de se alimentar e de fazer três refeições por dia”, destacou.

    Segundo Sônia Braga, secretária Nacional de Organização do PT, o partido nasceu para que trabalhadores e trabalhadoras pudessem realizar o sonho de fraternidade, igualdade e liberdade. “Por isso, quando a gente fala Brasil, democracia e PT, isso não pode ser dissociado”, pontuou, ressaltando que os militantes do PT estão, mais uma vez, combatentes pela democracia, pois, mais uma vez, ela está sendo "atacada e vilipendiada".

    Antônio Alves Filho (Conin), presidente do PT no Ceará, salientou o histórico do partido nos cenários estadual e nacional, afirmando que “13 anos é muito pouco tempo, quase nada, mas foi o suficiente para provar que um outro Brasil era possível, um Brasil em que o povo pobre e os trabalhadores fizessem parte da solução e do processo de desenvolvimento, e não da exclusão, e não tratados como um problema”, referindo-se ao tempo durante o qual o PT esteve à frente do Governo.

    Já o assessor de Relações Institucionais do Governo Estadual, Nelson Martins, frisou que o PT tem características que poucos partidos têm, como sua origem em movimentos sociais, participação em todas as lutas desenvolvidas no País e democracia interna. “Eu acho que o maior valor que o partido tem é sua democracia interna. Não existem uma ou duas pessoas que decidem pelo partido. O partido tem suas instâncias internas, que sempre são respeitadas”, apontou.

    Conforme o vereador Guilherme Sampaio, presidente do PT em Fortaleza, o partido é uma construção coletiva e tem sua origem na luta dos que, historicamente, reivindicavam o direito à moradia, à terra, à educação, a melhores salários nas fábricas e no serviço público. “O PT é a mais importante cultura ao tradicionalismo partidário no nosso País e na América Latina. O PT é um patrimônio do povo brasileiro”, assinalou.

    “Se teve um partido que ensinou ao povo brasileiro que ele é capaz, sim, de ser protagonista, de ser referência no cenário internacional, de promover distribuição de riqueza e de reduzir a desigualdade social, mantendo a soberania nacional e os nossos recursos naturais, o nosso patrimônio, a nossa Amazônia, esse partido se chama Partido dos Trabalhadores”, enfatizou a vereadora Larissa Gaspar (PT).

    O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/CE), Will Pereira, destacou o diálogo com a classe trabalhadora como uma das mais importantes características do partido e chamou a atenção para a greve dos petroleiros. “Precisamos, mais do que nunca, ocupar os espaços e ajudar os companheiros nessa greve, pois os meios de comunicação tradicionais estão negando a transmissão no que diz respeito à greve dos petroleiros e outras greves da classe trabalhadora, que estão reivindicando os seus direitos”, asseverou.

    Foram homenageados durante o evento 28 representantes do partido e entidades parceiras, entre os quais estão o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana; os deputados federais José Airton Cirilo (PT-CE), José Guimarães (PT-CE) e Luizianne Lins (PT-CE); o primeiro presidente do PT-CE, Francisco Auto Filho, e a diretora estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/CE), Irineuda Monte Lopes.

    Também recebeu homenagem, “in memoriam”, Antônio Durval Ferraz Soares, eleito vereador da primeira bancada do PT/CE na Câmara Municipal de Fortaleza. Participaram da solenidade ainda os deputados estaduais Elmano Freitas (PT) e Acrísio Sena (PT).

    BD/LF

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/partido-dos-trabalhadores-celebra-40-anos-em-sessao-solene-na-assembleia/811159413

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)