Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Debate na AL sobre os 30 anos da Constituição reúne Sarto, Ciro e Tasso

    A celebração dos 30 anos da Constituição Estadual teve continuidade com a realização nesta segunda-feira (07/10) de debate que contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e o ex-governador, Ciro Gomes.

    O evento, que aconteceu no Auditório Murilo Aguiar e teve mediação do jornalista Kennedy Alencar, abordou aspectos da Constituição Estadual do Ceara, promulgada em outubro de 1989, os avanços da Constituição Federal de 88 e o cenário atual do País.

    O presidente da AL, José Sarto, relembrou a série de atividades que a Casa está realizando como forma de destacar os 30 anos da Constituição Estadual. Segundo ele, são três décadas de um instrumento que deu serenidade e estabilidade ao Estado e o momento é de celebrar e defender a democracia e o estado democrático de direito. “Me sinto honrado em presidir a AL neste momento”, comentou.

    Tasso afirmou que a época de redemocratização e demais marcos políticos e sociais foi “uma das mais ricas, importantes e cheias de esperança”. Para o senador, relembrar a Constituinte é uma lição muito importante para as atuais gerações, pois traz à tona como era o passado, fazendo referência ao período da ditadura.

    Ele ressaltou ainda avanços em áreas como infraestrutura e social. “Tivemos basicamente avanços muito grandes daquela época para agora. A evolução política foi uma questão fundamental, mas parece que estamos dando passos para trás”, comentou.

    Ciro relembrou o processo de anistia, eleição indireta e a elaboração da Constituinte e ressaltou que, na época, o inimigo parecia invencível, mas a política foi capaz de produzir milagres. Segundo ele, é importante que os jovens entendam que é possível vencer por meio da política.

    Ele apontou que os processos das Constituintes tinham, entre as tarefas, a reinstitucionalização do País e a refundação das franquias democráticas e das liberdades. Segundo ele, no entanto, o olhar em perspectiva deixa claro que as constituintes falharam com o financiamento do Estado. Para o ex-governador, o momento é de render homenagens ao processo constituinte, mas também é um ato de preocupação com o futuro do País e do Ceará.

    CENÁRIO ATUAL

    Na avaliação do cenário atual, os três políticos responderam ainda questões sobre o atual Governo Federal, a operação Lava Jato, as reformas que tramitam no Congresso e as possibilidades para o desenvolvimento do País.

    Para Ciro Gomes, a qualidade da democracia brasileira está piorando rapidamente no contexto atual e apresenta estar no limite. Segundo ele, o Brasil possui uma lógica de impasse que exige que o presidente diminua as fragmentações, o que o atual presidente não faz. Para Ciro, as estruturas estão desmoronando e ainda “vem por aí uma grande confusão”.

    Ele afirmou ser necessária a retomada da ideia de projeto nacional, que envolve questões como planejamento, controle para um vislumbre de futuro.

    Para Tasso, todos os três Poderes do País estão se deteriorando e a situação preocupa. Segundo ele, o Governo Federal atual “aprofunda a desmoralização do Executivo como poder”, assim como a relação com o Poder Legislativo. Para ele, esses aspectos são danosos para o crescimento do País, uma vez que afeta a confiança e, consequentemente, os investimentos.

    Relator no Senado da Reforma da Previdência, Tasso afirmou ainda que a reforma é fundamental, pois o crescimento da expectativa de vida é exponencial, o que torna o sistema atual insustentável. Ele disse que, pela velocidade das mudanças no mundo, novas reformas serão necessárias em um curto período de tempo, como nas áreas tributária e da propria previdência.

    Sarto avaliou que a situação atual do País é muito complexa para simplificações, e pontuou que o Governo Federal atual “flerta com situações que são extremamente antidemocráticas”. Ele ressaltou ainda que a democracia deve guiar o Brasil na discussão dos problemas e das saídas possíveis.

    SA/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/debate-na-al-sobre-os-30-anos-da-constituicao-reune-sarto-ciro-e-tasso/765905756

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)