Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário de Direito Constitucional celebra os 30 anos da Constituição

    O Seminário de Direito Constitucional, para celebrar os 30 anos da Constituição do Estado do Ceara de 1989, foi aberto na manhã desta sexta-feira (04/10), pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT). O evento, que é promovido pelo Parlamento estadual, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), prossegue durante todo o dia, no Auditório Murilo Aguiar.

    O deputado Evandro Leitão (PDT) ressaltou que o seminário é uma troca de experiências importante dentro do direito constitucional, enriquecendo, cada vez mais, o debate do poder público. “Precisamos fazer a defesa intransigente da nossa Constituição e da nossa democracia, para garantir os direitos dos cidadãos e manter as instituições fortes”, disse.

    Evandro Leitão lembrou que a última Constituição priorizou importantes avanços, entre eles, a participação popular e a estrutura de estado, principalmente no que tange ao pacto federativo. “A Casa tem priorizado e trazido debates com movimentos sociais e discussões com a população, buscando sempre novas perspectivas e contribuições”, acrescentou.

    A abertura do evento reuniu os desembargadores federais Cid Marconi e Leonardo Carvalho; o presidente do Tribunal de Justiça, Washington Luis Bezerra; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Haroldo Máximo; o procurador-geral da Justiça, Plácido Rios; o procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana; a defensora pública geral do Estado, Mariana Lobo; o procurador-geral do município, José Leite Jucá, e o procurador-geral da Assembleia Legislativa, Rodrigo Martiniano.

    PROGRAMAÇÃO

    Após a abertura, foi realizado o painel sobre o ativismo social e o efeito “backlash” à Jurisdição Constitucional, com a participação do juiz Federal George Marmelstein, do professor mestre da Universidade de São Paulo (USP) Rubens Beçak, bem como do professor da Universidade de Fortaleza e juiz do trabalho Rafael Xerez.

    Controle abstrato de constitucionalidade das normas estaduais e municipais, tema do segundo painel da manhã, conta com a participação do procurador do município Juraci Mourão; da professora da Universidade de Fortaleza (Unifor) e consultora da Assembleia Legislativa Gina Pompeu, e da procuradora do município Natércia Sampaio.

    O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski encerra as atividades da manhã com a conferência sobre os desafios contemporâneos do federalismo brasileiro.

    Na parte da tarde, será a vez do painel “Assembleias Legislativas: poder político, competências e crises de funções”, com a participação de Filomeno Moraes, professor doutor da Unifor; Lígia Melo, professora da Universidade Federal do Ceará, e Vania Aieta, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e advogada.

    Já a palestra “O neoconstitucionalismo no ambiente da pós-verdade” conta com os palestrantes Luiz Moreira, ex-conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público e professor; Paulo Maia, da Assessoria Jurídica da Presidência da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Martiniano, procurador-geral da Assembleia Legislativa.

    A conferência de encerramento debate a erosão do Texto Constitucional, com Martonio Mont’Alverne, professor da Unifor e procurador do município de Fortaleza.
    GM/AT/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-de-direito-constitucional-celebra-os-30-anos-da-constituicao/765685702

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)