Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Teodoro defende contratação de professores temporários no Ceará

    O deputado Professor Teodoro (PSD) explicou, nesta sexta-feira (16/12) em Plenário, que a contratação de professores provisórios para as instituições de ensino superior é uma prática comum no meio universitário, principalmente nos países mais desenvolvidos. Ele lembrou que quando foi reitor de universidades estaduais teve dificuldades, porque não havia autonomia para contratar temporariamente. Por isso foram criados institutos para haver a possibilidade de promover as contratações necessárias.

    O parlamentar explicou que na Universidade do Arizona, apenas três professores eram contratados em definitivo e os demais provisórios, carreando recursos para o pagamento dos seus próprios salários. “É comum na Europa não se fazer algo estratificado, mas há uma forma flexível de atender os problemas da educação moderna”, avisou. Segundo ele, muitas vezes há a necessidade de se contratar um professor por períodos curtos, como para cursos de 40 horas, ou até menos.

    Ele assinalou ainda que na Universidade do Arizona, quanto mais recursos o professor consegue injetar na instituição, melhor é o seu salário. Teodoro também criticou a ausência de um maior número de universidades federais no Ceará. Segundo ele, em Minas Gerais há 12 instituições mantidas pelo Ministério da Educação, enquanto o Ceará só tem três, a UFC, a Unilab e a Universidade Federal do Cariri, que ainda está em fase de implantação. Para ele, o Ceará deveria ter pelo menos seis universidades federais. Teodoro considerou acertada a mensagem do Governo, aprovada ontem, que assegurou a possibilidade de contratação de professores temporários.

    Em aparte, a deputada Dra. Silvana considerou a explicação de Teodoro bastante convincente. Disse que o pronunciamento certamente teria convencido a população sobre a necessidade de haver mais flexibilidade para a contratação de professores universitários.

    JS/AT

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/teodoro-defende-contratacao-de-professores-temporarios-no-ceara/2970513

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)