jusbrasil.com.br
23 de Janeiro de 2019
    Adicione tópicos

    Internautas defendem mais respeito ao estatuto dos idosos

    Os idosos precisam de mais respeito e atenção, apesar dos avanços trazidos pelo Estatuto do Idoso e pela Política Nacional do Idoso. É o que pensam 78% dos internautas que participaram da enquete do Portal da Assembleia Legislativa. A enquete veiculada na semana de 3 a 10 de outubro perguntou se os direitos dos idosos são assegurados no Brasil.

    A segunda alternativa mais votada, com 15,3% da preferência, apontou para um descompasso entre o tamanho da população de terceira idade e as ações de atendimento voltadas a esse público. Uma pequena parcela acredita que o Estatuto do Idoso estabelece as políticas corretas para o segmento, e que elas são garantidas. A opção foi escolhida por 6,8% dos internautas.

    O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, deputado Sérgio Aguiar (PSB), afirma que o Estatuto do Idoso “é um grande instrumento”, mas precisa de “maior efetividade”. O socialista entende que a sociedade ainda não tem a compreensão necessária sobre o que estabelece a legislação.

    Para Sérgio Aguiar, essa falta de compreensão do estatuto é preocupante, já que, nas próximas décadas, o Brasil irá passar por uma mudança significativa em sua pirâmide etária, com o envelhecimento da população. Ele pondera que, atualmente, muitas pessoas estão alcançando a idade de aposentadoria profissional com bastante vitalidade, e que essa parcela social e economicamente ativa na terceira idade só tende a aumentar.

    A deputada Dra. Silvana (PMDB) concorda que o Estatuto do Idoso é uma legislação importante. Entretanto, acredita que muitos pontos da legislação são distorcidos por parte da sociedade. Ela citou como exemplos situações em que familiares de idosos se aproveitam de seus direitos, como nas filas de bancos, por exemplo. A peemedebista fez um alerta também para os casos em que filhos e netos se aproveitam e tiram do aposentado todo ordenado. “É preciso, o jovem entender que, cumprindo o estatuto, está cuidando dos seus familiares, dos idosos, e de você mesmo, que no futuro também será um idoso”, observou.

    DA/AM

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)