Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sérgio Aguiar diz que o Brasil passou de receptor a doador de recursos

    O deputado Sérgio Aguiar (PSB) afirmou, nesta quinta-feira (09/06), que o Brasil já dá mais ajuda no cenário internacional que recebe. Isso, segundo ele, reflete a economia brasileira que está em franco desenvolvimento, e é também uma busca por uma liderança política no cenário mundial. De acordo com o parlamentar, há um amplo programa de ajuda a outros países em curso.

    Entre as formas de ajuda, Sérgio Aguiar explicou que há uma cooperação trilateral, realizada com países do hemisfério norte e sul. Desta forma, o Brasil entra com assistência técnica e outros países com o dinheiro.

    Como exemplo citou um projeto em execução, em parceria com o Japão, onde a Empresa Nacional de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) vai atuar buscando desenvolver tecnologias para o desenvolvimento da savana moçambicana, território semelhante ao semiárido nordestino.

    Há alguns anos, segundo Sérgio Aguiar, os diplomatas já haviam previsto que o país iria mudar a tendência, passando de receptor a doador de ajuda internacional a países do terceiro mundo. Porém, segundo ele, o Brasil quer atuar em um modelo distinto dos países desenvolvidos, que atualmente vinculam as ajudas a alguma forma de contrapartida.

    “O País quer se distanciar deste modelo de ajuda prestado pelos doadores tradicionais, que são também os dominadores. O Brasil presta cooperação sob demanda, sem condicionalidade, dentro da ideia de parceria”. Entre essas ajudas Sérgio Aguiar citou a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, que está recebendo alunos da áfrica lusófona.

    Atuando desta forma, o Brasil acaba sendo percebido de forma diferente dos demais países, tradicionais doadores, segundo Sérgio Aguiar. De acordo com o deputado, o Brasil investiu em ajuda cerca de US$ 1,43 bilhão entre 2005 e 2009, demonstrando a inserção, que ainda não se compara aos países desenvolvidos, mas que vem crescendo fortemente, a cada ano.

    JS/LF

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sergio-aguiar-diz-que-o-brasil-passou-de-receptor-a-doador-de-recursos/2728683

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)