Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sérgio Aguiar destaca resultados da 15ª Conferência da Unale

    O deputado Sérgio Aguiar (PSB) apresentou, no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (24/05), informações sobre a 15ª Conferência da União dos Legislativos Estaduais (Unale), realizada em Florianópolis, de 18 a 20 deste mês. Segundo ele, foram discutidos os temas Copa do Mundo, reforma política e gestão pública eficiente.

    Com relação à reforma política, Sérgio Aguiar informou que houve uma exposição do relator do projeto na Câmara Federal, deputado Henrique Fontana (PT-RS). O parlamentar federal, segundo Aguiar, revelou que não acontecerá a reforma ideal, mas a reforma possível através de um amplo acordo de lideranças partidárias. “Eu defendo a coincidência das eleições, não para o próximo pleito, mas que aconteça para daqui há oito anos, de forma a não ser apenas uma questão casuística”, frisou o socialista.

    O deputado disse que houve também uma exposição do governador Anastasia, de Minas Gerais, convidado a falar sobre a eficiência da gestão. “Ele declarou que é necessário se buscar a democratização das decisões de forma a garantir que os resultados atendam com mais fidelidade à população,” ressaltou Sérgio Aguiar.

    O parlamentar informou, ainda, que o encontro teve a participação do coordenador da Copa do Mundo de Pretória, África do Sul, que se reportou sobre os benefícios que a sua cidade obteve com a realização do torneio mundial de futebol. “Lá, aproximadamente 82% dos recursos necessários foram financiados pelo Governo Federal, e os resultados foram bastante efetivos, inclusive aumentando consideravelmente o fluxo turístico”.

    A redefinição do papel dos deputados estaduais foi também um dos temas discutidos. Ficou decidido que haverá uma marcha de Brasília, com a participação dos integrantes das assembleias legislativas, pedindo a ampliação das prerrogativas dos deputados em relação à autonomia de legislar. Também será cobrada a votação da PEC apresentada por dois terços das assembleias, dando direitos de se legislar sobre temas específicos. A marcha deverá acontecer no dia 16 de junho, quando também ocorrerá uma audiência com o presidente da Câmara Federal, Marcos Maia.

    Sérgio Aguiar disse que durante a Conferência, o deputado Luís Tchê (PDT-AC), foi eleito presidente da Unale. “No próximo ano a conferência será no Rio Grande do Norte e deverá contar com uma grande e numerosa comitiva de deputados cearenses”, assinalou o deputado.

    JS/LF

    * Disponibilizadas no Portal por uma semana.

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sergio-aguiar-destaca-resultados-da-15-conferencia-da-unale/2700633

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)