Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Estudiosos apontam subfinanciamento e gestão como principais problemas do SUS

    Audiência pública para debater a crise do Sistema Único de Saúde (SUS) Foto Dário Gabriel

    O maior problema do sistema de saúde do Brasil é o subfinanciamento do setor e os aspectos relacionados à gestão. Foi esse o diagnóstico repassado por estudiosos que se reuniram na tarde desta sexta-feira (11/12), na Assembleia Legislativa do Ceará, para debater a crise do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento atendeu a requerimento do deputado Renato Roseno (Psol).

    O parlamentar teceu duras críticas à forma de gerenciamento financeiro e administrativo da saúde brasileira e disse que é preciso buscar um real diagnóstico do subfinanciamento da saúde. “Os gastos per capita das famílias brasileiras são superiores ao que o Poder Público investe. Esses gastos não podem ser sequestrados pelo capital privado. O Brasil tem a taxa muito menor de investimentos na saúde do que outros países do seu porte”, afirmou.
    Áquilas Mendes, economista e professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), concordou com as afirmações de Roseno. Segundo ele, a história do SUS no Brasil é marcada pelo subfinanciamento e má gestão desde que foi instituído. Para ele, o SUS recebe recursos insuficientes para executar as tarefas que lhe são incumbidas.

    “Nós já estamos com 27 anos em apuros com relação à fonte de recursos do SUS. Temos problemas com relação à aplicação dos recursos por parte dos governos Federal e Estadual”, destacou.

    O estudioso afirma que, na divisão dos recursos dentro da seguridade social, a Constituição definia percentuais para cada política, bem como no caso da saúde. Segundo ele, 30% dos recursos da seguridade social seriam para a saúde, mas esse dispositivo cessou em 1990, na gestão Collor.

    “Hoje não se aplica nem 5%. Se fossem aplicados os 30%, seriam R$ 205 bilhões destinados ao SUS. Para se ter uma ideia, o orçamento do Ministério da Saúde foi de R$ 95 bilhões”, pontuou.

    Já o coordenador do Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernando Pires, disse que falta prioridade por parte do SUS com o ser humano. De acordo com Pires, um sistema que só considera a economia e o lucro não conseguirá andar com propriedade.

    O evento contou também com a participação do representante do Conselho Estadual de Saúde (CESAU), Clayton Martins; do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Luiz Marques; do representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE), Ângelo Nóbrega; do médico Marcelo Alcântara e da diretora do Hospital Martiano de Alencar, Silvana Furtado.
    DF/AP

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudiosos-apontam-subfinanciamento-e-gestao-como-principais-problemas-do-sus/266479718

    Informações relacionadas

    Recurso - TRF01 - Ação Reajuste da Tabela do Sus - Apelação / Remessa Necessária - de União Federal contra Instituto Adonhiran de Assistencia a Saude

    Petição - TJMT - Ação Financiamento do Sus - Procedimento Comum Cível - contra Estado de Mato Grosso

    Falta de médicos é o principal problema do SUS

    Recurso - TJSP - Ação Terceirização do Sus - Mandado de Segurança Cível

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)