Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gonzagando destaca músicas do grupo Luiz Gonzaga e seus Cabras da Peste

    O programa Gonzagando da FM Assembleia (96,7 MHz) desta quinta-feira (03/03), destaca o encontro de três representantes da cultura nordestina: Luiz Gonzaga, Marinês e o seu marido, o sanfoneiro Abdias. O trio formava o grupo Luiz Gonzaga e Seus Cabras da Peste. Além destes, também faziam parte do grupo Zito Borborema, Miudinho e Aloísio, irmão de Gonzaga, que não teve saúde para continuar e foi presenteado pelo irmão com um posto de gasolina em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro.

    Mesmo com todo o sucesso que fazia, o conjunto foi desfeito em dezembro de 1956. Gonzaga cedeu aos ciúmes da mulher, Helena Gonzaga, que não suportava o marido perto de Marinês. Muito antes disso, Luiz Gonzaga e Zé Dantas compuseram um baião especialmente para que Marinês, a futura Rainha do Xaxado, fizesse sua estreia em gravação.

    Foi num disco de 78 rotações de Gonzaga na música “Mané e Zabé” no lado A e que tem “Lenda de São João” no lado B, produto que chegou ao mercado em maio de 1956. Quando Marinês e Abdias se apresentavam com Luiz Gonzaga, Abdias só tocava sanfona quando o Rei do Baião ia dançar xaxado.

    O Gonzagando é idealizado e produzido pela jornalista Fátima Abreu e apresentado pelo comunicador Gerardo Anésio. Vai ao ar todas as quintas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 6h.

    Da Redação/LF

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gonzagando-destaca-musicas-do-grupo-luiz-gonzaga-e-seus-cabras-da-peste/2593164

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)