Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alunos do ensino superior protestam em audiência contra reajuste de mensalidades

    Audiência pública debate reajuste de mensalidades de universidades Foto: Dário Gabriel

    Alunos de instituições superiores particulares protestaram nesta terça-feira (03/03), em audiência pública na Assembleia Legislativa, contra a postura das universidades em elevar o valor das mensalidades acima do que é previsto pelo Ministério da Educação (MEC). Durante os debates entre estudantes, universidades e entidades de proteção ao consumidor, o deputado Elmano de Freitas (PT), autor do requerimento para a realização da audiência, anunciou que a Universidade de Fortaleza (Unifor) comunicou a redução do reajuste de 12% para 6,16% na mensalidade.


    Segundo o deputado Elmano de Freitas, os reajustes das mensalidades estavam ultrapassando o patamar de 6,47% previsto pelo MEC, taxa que acompanha a elevação da inflação. Com o aumento nas taxas, estudantes que pagavam cursos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não estavam conseguindo aditar os contratos e, consequentemente, não efetuavam a matrícula. O vice-reitor de Ensino e Graduação da Unifor, Henrique Luis do Carmo e Sá, explicou que o aditamento dos contratos, que acontece em 16 de março, já terá o desconto. “A correção do desconto será válida para todos, inclusive para quem não tem Fies.”


    O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), Airton Oliveira, reconheceu que o Fies é a única possibilidade de ingresso no ensino superior para muitos estudantes. Segundo ele, 63,5% das matrículas da rede superior no Ceará são feitas pelo programa. “É interesse coletivo que todos os jovens tenham a rematrícula. A educação muda o destino das famílias”, destacou Airton.


    Estudantes presentes à audiência pública também criticaram a falta de informação sobre os reajustes. Segundo Miguel Braz, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifor, os alunos só são notificados do aumento durante as férias. A diretora estadual da União Nacional dos Estudantes (UNE), Germana Amaral, defendeu a votação no Congresso Nacional do projeto 6.489/2006, que trata da fiscalização e controle das mensalidades cobradas por instituições privadas. “É preciso aviso prévio de, no mínimo 120 dias, antes do começo do semestre, para que o aluno tenha condição de se organizar financeiramente ou pedir transferência para outra instituição de ensino”, afirmou Germana.


    Alexandre Diniz, da Secretaria Executiva do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), salientou que um dos direitos fundamentais do consumidor é a informação e defendeu que os reajustes não devem ser abusivos. “As faculdades não podem aumentar as mensalidades de forma a dificultar o que o Fies veio facilitar”, orientou.


    Participaram da audiência pública os deputados Odilon Aguiar (Pros), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor; Bruno Pedrosa (PSC), presidente da Comissão de Juventude, e Carlos Felipe (PCdoB), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior. O titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Inácio Arruda, também esteve no debate.
    LF/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alunos-do-ensino-superior-protestam-em-audiencia-contra-reajuste-de-mensalidades/219689419

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Cobrança de mensalidade de serviço educacional por valor fixo é abusiva

    Felipe  Xavier, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Faculdade pratica reajuste abusivo de mensalidade e sofre ação judicial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)