jusbrasil.com.br
25 de Junho de 2021
    Adicione tópicos

    Dedé Teixeira destaca projeto que incentiva produção de peixes

    O deputado Dedé Teixeira (PT) destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (04/11), o projeto que estuda o desenvolvimento de processos tecnológicos aplicados à reprodução de espécies nativas de peixes marinhos com potencial aquícola, como o Ariacó (Lutjanus synagris) no Ceará. Segundo ele, a pesquisa só foi possível devido à parceria da empresa Technoacqua Serviços de Consultoria Ltda com o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará.

    Conforme o parlamentar, comparar a eficiência entre processos de fecundação/desova natural e inseminação artificial; desenvolver protocolos para resfriamento e criopreservação de gametas e testar a influência de diferentes fatores ambientais, nutricionais e microbiológicos sobre as taxas de sobrevivência e crescimento nas fases de larvicultura e alevinagem, são alguns dos principais objetivos do projeto.

    “O Ceará se mostra no cenário nacional, como um dos mais promissores estados para produção de organismos aquáticos, isto se deve as condições climáticas e a qualidade da água, como também a excelentes espécies de peixes marinhos nativos com interesse para aquicultura”, frisou.

    De acordo com Dedé, atualmente muitos estoques pesqueiros naturais já se encontram em seu limite de exploração, enquanto que a produção de pescado pela aquicultura tem aumentado substancialmente nos últimos anos. Para ele, a aquicultura tem garantido cada vez mais a presença do peixe na mesa do consumidor, mas apesar de o Brasil ter muito potencial para o desenvolvimento desta atividade, enfrenta o desafio de utilizar esse potencial de forma sustentável.

    O deputado ressaltou que a aquicultura se torna cada vez mais importante para as populações envolvidas com o setor pesqueiro, e que está passando também a ser destaque na população rural. Dedé Teixeira informou que vai participar amanhã em Brasília, de encontro que vai discutir a produção de tilápia, tanto no Ceará quanto em Cabo Verde. Ele concluiu o discurso parabenizando os pesquisadores do Labomar. LF/JU

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)