Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alta rotatividade de mão de obra nos supermercados será debatida na AL

    A Assembleia Legislativa realiza, na segunda-feira (09/06), às 09h, no Auditório Murilo Aguiar, audiência pública para tratar da rotatividade da mão de obra nos supermercados de Fortaleza. O requerimento é da deputada Fernanda Pessoa (PR), atendendo solicitação do Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Fortaleza e Região Metropolitana (Secvgaf).

    Segundo o sindicato, de janeiro a maio deste ano, 2.523 contratos de trabalho foram rescindidos em supermercados e mercadinhos de Fortaleza e Região Metropolitana. A média é de 504 desligamentos por mês. Se esse número for mantido, o setor deverá fechar o ano com mais de 6.000 desligamentos, um crescimento de 22% em relação a 2013, quando foram homologadas pelo sindicato 4.957 rescisões.

    Relatório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de 2012 aponta que o varejo de alimentos no País tem alta taxa de rotatividade: 50,7% em hipermercados e supermercados e 51,1% em minimercados e mercearias.

    Este dado significa que, no período de um ano, o quadro de funcionários é renovado, em média, em mais da metade. Com isso, segundo o sindicato, o funcionário sente-se desprotegido e sem garantias de emprego, mesmo atuando num setor como o supermercadista cearense.

    O faturamento total das mais de 160 redes varejistas do Estado em 2013 foi de R$ 5,3 bilhões, segundo levantamento da revista Supermercado Moderno em parceria com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

    Foram convidados para o debate a procuradora do Trabalho da 7ª Região, Juliana Sombra Peixoto Garcia; o superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Ceará, Francisco José Pontes Ibiapina; o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores no Ceará, Luiz Onofre Chaves de Brito; o presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Severino Ramalho Neto; e o técnico do Dieese, Ediran Teixeira, responsável pela Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Fortaleza.

    WR/JU

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alta-rotatividade-de-mao-de-obra-nos-supermercados-sera-debatida-na-al/122674485

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)