jusbrasil.com.br
23 de Janeiro de 2019
    Adicione tópicos

    Parlamento presta homenagem a ex-presos políticos

    A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (10/04), às 19h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para homenagear presos políticos que militaram no período da ditadura. O evento será uma oportunidade para fazer também o lançamento, no Ceará, do filme “A mesa vermelha”, da cineasta Tuca Siqueira. O requerimento atende à solicitação da deputada Eliane Novais (PSB) e foi subscrito pelos Rachel Marques (PT), Heitor Férrer (PDT), Professor Pinheiro (PT), Antonio Calos (PT) e Osmar Baquit (PSD).

    Segundo a parlamentar, o filme resgata a memória de 23 políticos presos no Estado de Pernambuco durante a Ditadura Militar. O documentário mostra a experiência do cárcere na Casa de Detenção e na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, e foi realizado com recursos do Projeto Marcas da Memória, do Ministro da Justiça, com o objetivo de registrar e levar à população informações sobre os fatos ocorridos no período a partir da atuação de cada um dos participantes do documentário, o que reflete, por sua vez, a ideologia e as formas de luta da organização política.

    Durante a solenidade serão homenageados os ex-presos políticos em Pernambuco pela luta e resistência em defesa da justiça, da democracia e da liberdade, Francisco Das Chagas Dias Monteiro, Inocêncio Uchoa e Mário Miranda Albuquerque.

    LS/JU

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)