Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Especialistas apontam caminhos para melhoria da educação pública

    O Portal da Assembleia Legislativa do Ceará debateu, ao longo de abril, a educação no Ceará. O tema foi escolhido pelos internautas que responderam à enquete "Pergunte ao Deputado", promovida pelo site da Casa. A opção "Como melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas" foi apontada por 64,3% dos participantes. Nesta semana, especialistas dizem quais as alternativas para a questão.

    De acordo com Reginaldo Pinheiro, vice-presidente do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc), a melhoria do ensino na escola pública passa fundamentalmente pelo financiamento. “Hoje temos apenas 5% do Produto Interno Bruto (PIB) aplicado na educação, e é muito pouco diante da demanda”, avalia Pinheiro.

    O professor diz ainda que há o pleito de ampliação do valor para 10% do PIB como uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE). “São diretrizes e metas para os próximos 10 anos, já com a previsão dos 10% de investimento no setor”, explica. Para que o Plano não seja somente uma carta de intenções, Reginaldo Pinheiro observa que a fonte do financiamento seria do montante arrecadado com os royalties do petróleo.

    Para o sociólogo André Haguette, professor de doutorado em educação, a resposta para a melhoria da qualidade na educação - as escolas profissionalizantes - já está em andamento e precisa apenas de ampliação e continuidade. “É um projeto excelente e aplica uma visão didática e pedagógica extremamente boa”, aponta.

    Ele cita a carga horária das 7h da manhã até 17h como um dos fatores fundamentais, além da dedicação dos professores e alunos neste modelo de escola. “O que o governo tem que fazer é criar condições para que isso ocorra em mais unidades. Conheci quatro escolas profissionalizantes e me surpreendi positivamente com o que vi”, conta.

    André Haguette afirma que o resultado apresentado no vestibular, Enem e na inserção no mercado de trabalho abrange quase a totalidade dos alunos, e que o sucesso do projeto vem trazendo uma nova realidade. “Sei de alunos que estão deixando instituições particulares para estudarem nessas escolas profissionalizantes. É a volta da classe média para a escola pública, e essa talvez seja a solução definitiva para melhorar a qualidade da educação”, conclui.

    HS/AT

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/especialistas-apontam-caminhos-para-melhoria-da-educacao-publica/100485452

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)