Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Hermínio Resende destaca 26 anos de emancipação de Maracanaú

    O deputado Hermínio Resende (PSL) ressaltou, na manhã desta sexta-feira (06/03), a importância dos 26 anos de emancipação do município de Maracanaú. Ele destacou a história de Maracanaú, lembrando que o município é o maior centro industrial do Estado.

    De acordo com o parlamentar, no ano de 1906, Maracanaú se tornou distrito de Maranguape. "Em 1938, Maranguape conquistou o distrito Rodolfo Teófilo, que pertencia a Fortaleza e que, futuramente, seria o distrito de Pajuçara", disse, acrescentando que desde cedo, Maracanaú tinha "sede" de crescer. "Os tenentes Mário de Paula Lima e Raimundo de Paula Lima começaram o movimento de emancipação. No entanto, foram muitas as tentativas para ocorrer de fato a emancipação" , afirmou.

    Conforme o deputado, em 1962 houve uma tentativa bem sucedida de emancipação, tendo à frente o padre José Holanda do Vale. "Mas o golpe militar de 1964 acabou com todos os municípios criados no ano de 1962. Em 1981 aconteceu a quarta tentativa, com o movimento de integração e desenvolvimento de Maracanaú", disse.

    Hermínio lembrou que Maracanaú foi emancipado em 5 de julho de 1983, pela Lei Estadual nº 811."A primeira eleição municipal ocorreu em 16 de dezembro de 1984, quando foi eleito Almir Dutra, que foi assassinado em 1987", observou, lembrando que, com o seu falecimento, a Prefeitura passou a ser administrada pelo vice-prefeito, José Raimundo,"Depois, quem assumiu foi Alfredo Marques, seguido de Júlio César Costa Lima, eleito em 1989", afirmou.

    "No ano de 1993, assumiu o prefeito Antônio Correia Viana Filho, que renunciou no ano seguinte. O município ficou sob a administração de Dionísio Lapa Filho" , disse, lembrando que, em 1997, Júlio César retornou ao "comando" da cidade. "Por fim, em 2004, Roberto Pessoa venceu as eleições e, hoje, está à frente da Prefeitura de Maracanaú" , observou.

    Hermínio afirmou que apesar de não ter nascido na cidade, deve sua formação humana ao município. "Lá, aprendi a ser médico e a respeitar a vida humana", observou.

    Segundo o parlamentar, Maracanaú "é o terceiro colocado em termos de contingente populacional, ficando atrás apenas de Fortaleza e Caucaia". Ele disse, ainda, que o município passou por acentuado crescimento populacional, "motivado principalmente pela construção de vários conjuntos habitacionais, que exerceram forte atração junto à classe trabalhadora de Fortaleza". Conforme o deputado, hoje, Maracanaú tem uma das maiores arrecadações do Estado e está "fortemente centralizado no setor industrial".

    Finalizando, Hermínio cobrou a emancipação do distrito de Pajuçara. "Não é de competência das assembléias estaduais, não temos o direito de legislar sobre isso. Mas quando for votada a PEC da emancipação, no Congresso Nacional, Pajuçara terá condição de se tornar um município", completou.

    O deputado Jaziel Pereira (PMDB) se associou ao parlamentar, acrescentando que"Maracanaú é um exemplo porque 40% da sua arrecadação é destinada à educação".

    EU/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações193
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/herminio-resende-destaca-26-anos-de-emancipacao-de-maracanau/908262

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)