Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Internautas consideram importante armar Guarda Municipal

    Enquete realizada pelo Portal da Assembleia Legislativa, entre os dias 22 de 29 de agosto, questionou se a Guarda Municipal deve ser autorizada a usar armas de fogo. A maioria, 88,4%, concorda, argumentando que a medida pode potencializar a atuação desses agentes no combate à violência.

    Outros 11,1% discordam, afirmando que o papel da Guarda Municipal é zelar pelo patrimônio público e o porte de arma poderia colocar em risco a vida desses trabalhadores. Já 0,5% não opinaram.

    O deputado Carlos Matos (PSDB) afirma ser a favor do armamento da Guarda Municipal “para bem defender a população”. Para isso, destaca a necessidade de treinamento dos profissionais. “Tão importante quanto discutir o armamento é a capacitação, a preparação da Guarda Municipal”, observa.

    Para a deputada Fernanda Pessoa (PR) o resultado poderá incentivar o armamento da Guarda nos municípios. "Em Maracanaú, pedimos autorização à Polícia Federal para nossos guardas municipais trabalharem armados”, assinala. Na avaliação dela, a utilização de arma de fogo por parte da Guarda Municipal vai deixar a população mais tranquila. “Esses guardas armados inibem a ação de traficantes e a prática de roubos e assaltos”, acrescenta.

    Já o deputado Manoel Duca (PDT) ressalta que resultado de 88,4% dos participantes a favor de que a Guarda Municipal porte armas de fogo mostra o clamor da população por mais segurança. “Numa sociedade onde o cidadão de bem se vê de mãos atacadas por não ter o direito de portar uma arma de fogo para a sua defesa pessoal e de sua família e que o efetivo da Polícia Militar não dá conta do avanço desenfreado da criminalidade, a Guarda Municipal bem preparada e armada atuaria como um agente a mais nessa luta desigual contra a bandidagem”, pondera.

    O deputado David Durand (PRB) também é a favor de armas para a Guarda Municipal. O parlamentar afirma que esses profissionais de Fortaleza devem, após o devido treinamento, trabalhar armados. Segundo ele, o Estatuto do Desarmamento, em seu artigo , inciso IV, garante o porte de arma aos guardas municipais quando em serviço. “A própria legislação reconhece a importância da arma de fogo aos guardas municipais nas grandes cidades”, pontua.

    De acordo com o parlamentar, o tráfico de drogas muitas vezes está acontecendo nas praças de nossas cidades “E a Guarda Municipal, devidamente armada e preparada, também seria um inibidor do tráfico e um aliado para uma cidade mais segura”, pontua David Durand.

    O presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Francisco Carlos Garisto, destaca oresultado da enquete. Na avaliação dele, a Guarda Municipal deve sim andar armada, desde que tenha o treinamento adequado. “Hoje, no Brasil, é impossível até para o cidadão comum enfrentar bandidos se estiver desarmado. Nos países mais avançados, o primeiro combate contra a criminalidade é feito pelos policiais municipais. O maior patrimônio não é o prédio público e sim o cidadão”, afirma.

    LS/AT

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações186
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/internautas-consideram-importante-armar-guarda-municipal/378186946

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)