Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia intensificará ações de responsabilidade ambiental

    Adote um copo, pegue carona para o trabalho, reutilize o papel na impressora. Pequenas ações como essas, que reduzem os danos ao meio ambiente e contribuem para a preservação do planeta, serão implantadas na Assembleia Legislativa este ano.

    Segundo o diretor adjunto operacional, Júlio Ramon Soares Oliveira, a ideia é lançar uma campanha de conscientização na AL a partir do retorno das atividades legislativas em 2 de fevereiro. Ele adianta que a cada mês a campanha deve focar uma ação para reduzir o consumo de copos plásticos, de energia elétrica e de papel, por exemplo. “Queremos trabalhar bem cada tarefa e envolver todos os setores do Parlamento, assim teremos uma maior adesão”, aposta Ramon.

    Outra ação de sustentabilidade ambiental que a Assembleia iniciará neste semestre será a coleta seletiva em parceria com a Companhia Energética do Ceará (Coelce). A empresa instalará na rua Francisco Holanda um ponto Ecoelce.

    Nele, os servidores e a comunidade do entorno poderão depositar papel, papelão, garrafas PETs, latas, vidro, ferro, plástico e óleo de cozinha da forma correta e ainda receber descontos na conta de energia elétrica ou doar este benefício a instituições sociais que atendem pessoas carentes.

    “Assim passamos a ser incentivador da ampliação dos pontos em outros órgãos públicos”, comenta o diretor adjunto operacional da AL. A coleta seletiva é um dos pontos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) - projeto do Ministério do Meio Ambiente. O termo foi assinado em junho de 2011 durante Assembleia Itinerante realizada no município de Guaramiranga. O Parlamento cearense foi o primeiro no Brasil a definir esta parceria com o Ministério.

    Através deste pacto a Assembleia passou a coletar pilhas e baterias inservíveis e a utilizar 300 caixas coletoras de papel fornecidas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). “Espero que em 2012 a gente consiga ser referência para câmaras municipais e instituições públicas em torno de soluções que envolvam a sustentabilidade, que as pessoas possam levar as ideias daqui. Conseguir isso será um feito e tanto”, avalia Ramon.

    SOBRE O ECOELCE

    O programa Ecoelce existe há cinco anos e troca material reciclável por descontos na fatura de energia. Desde janeiro de 2007 já atendeu 374.980 clientes cadastrados, contabilizou 12.037 toneladas de resíduos e concedeu

    R$ 1.350.090,00 em descontos na conta de luz. Contabilizando só o óleo de cozinha, foram arrecadados aproximadamente 33 mil litros, gerando cerca de

    R$ 8 mil em bônus na conta de energia.

    No Estado, são 53 pontos de arrecadação, inclusive no Interior. Para aderir à iniciativa e trocar lixo por bônus na conta de energia, o titular da fatura deve solicitar seu cartão Ecoelce - que tem um chip com os dados do cliente - cadastrando-se, com a conta em mãos, nos postos de coleta do programa. Com o cartão, basta o cliente levar o lixo reciclável ao posto de coleta e registrar os bônus para sua próxima fatura de energia.

    MM/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-intensificara-acoes-de-responsabilidade-ambiental/2997687

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)