Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Delegado Cavalcante ressalta luta pela emancipação de distritos

    O deputado Delegado Cavalcante (PDT) disse, em pronunciamento na sessão plenária desta sexta-feira (17/06), que a discussão sobre emancipação de distritos no Brasil volta a ganhar força. Ele comentou que esteve em Brasília com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Maia (PT-RS), que se prontificou, segundo o parlamentar, a retomar a discussão sobre a prerrogativa de as Assembléias Legislativas votarem a questão.

    Delegado Cavalcante lembrou que a Emenda Constitucional número 15 retirou dos parlamentos estaduais a competência para criar novos municípios, o que, segundo ele, é contraditório, pois o Congresso tem poder de criar estados e as Câmaras de Vereadores, distritos. “Percebemos que o entrave é no Governo Federal que precisa sinalizar ao Congresso a necessidade de votarmos a lei complementar relativa a esta emenda e retomarmos o poder das Assembléias”, reforçou.

    Para o parlamentar, o Ceará tem papel importante na luta por este movimento de emancipação através da forte atuação de políticos como o ex-presidente da AL e hoje vice-governador, Domingos Filho. “Nosso Estado é um exemplo nesta luta e no momento estamos aguardando a aprovação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para realizar plebiscito em 30 localidades cearenses”, disse.

    Segundo Delegado Cavalcante, há muitas dificuldades de o Estado chegar a certas localidades. Com as emancipações, avalia o deputado, o acesso a serviços básicos será facilitado. “Não queremos criar currais eleitorais. Estamos trabalhando para tirar esta ideia de alguns segmentos sociais e da própria imprensa. Nossa luta é ampliar o acesso do cidadão às políticas de Estado.

    Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) destacou o trabalho realizado por lideranças no Ceará para emancipação de distritos e defendeu que a discussão seja ampliada para resolver também impasses históricos sobre os limites dos municípios.

    MM/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/delegado-cavalcante-ressalta-luta-pela-emancipacao-de-distritos/2739718

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)