Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Roberto Mesquita questiona contratos de locação de veículos

    O deputado Roberto Mesquita (PV) vai apresentar um projeto com regras para a locação de veículos pelas prefeituras do Ceará. O objetivo, segundo ele, é dar transparência aos contratos e facilitar a fiscalização por parte da sociedade.

    Em seu pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (31/05), o parlamentar disse que há um equívoco na ideia de que alugar é mais barato do que ter a própria frota de veículos.

    “Fala-se que se evitariam despesas de imposto e seguro, mas não se comenta que o valor do aluguel cobre estes custos e ainda dá lucro para as locadoras que contam também com as garantias das montadoras para os três primeiros anos de uso do veículo”, reforçou.

    Roberto Mesquita disse que nas pequenas cidades vários contratos de locação, inclusive para transporte escolar, são feitos com empresas que permitem carros de terceiros. “Daí se agregam amigos sem que estes tenham a obrigação de prestar o serviço contratado, sem falar dos carros fantasmas. São contratos que servem para politicagem e ferem os princípios da moralidade e da transparência”, afirmou.

    A proposta do deputado é que todo veículo pago de forma direta ou cruzada pela administração pública tenha a identidade visual apresentada de forma clara. A exceção, segundo ele, seriam os carros usados pela inteligência policial. Além disso, Mesquita sugere que os portais dos governos disponibilizem as placas dos carros alugados e os valores pagos por cada veículo. “Assim, a sociedade poderá exercer seu papel fiscalizador e denunciar o uso indevido dos carros locados. Com este controle o dinheiro será melhor aplicado e atenderá aos verdadeiros anseios da população, especialmente em áreas como a educação e a saúde”, justificou.

    Em aparte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) reconheceu que muitos dos contratos de locação facilitam a corrupção e o enriquecimento ilícito de gestores e empresas. Ele defendeu a identificação dos veículos como forma de dar mais transparência ao uso destes carros pela administração pública.

    O deputado Cirilo Pimenta (PSDB) disse que a prática de locação é antiga quando em alguns casos as prefeituras deveriam ter um mínimo de veículos próprios para prestar um bom serviço à população.

    MM/LF

    * Disponibilizadas no Portal por uma semana.

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/roberto-mesquita-questiona-contratos-de-locacao-de-veiculos/2712547

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)