Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Internautas defendem maior fiscalização na construção de barragens

    A enquete do Portal da Assembleia Legislativa, publicada entre os dias 23 a 30 de novembro, perguntou aos internautas que lições tirar do desastre ambiental provocado pelo rompimento de barragem em Mariana (MG).

    Para a maioria (63,5%), é necessário criar uma legislação que aumente o poder de fiscalização do Estado sobre essas construções, além de punir os responsáveis. Já 23,1% dos participantes entendem que deveria haver maior fiscalização na construção e manutenção dessas barragens, sobretudo por conter resíduos nocivos à saúde pública e à natureza. Outros 13,5% consideram que é preciso proibir esse tipo de atividade no País, tendo em vista o impacto causado ao meio ambiente.

    O deputado Roberto Mesquita (PV) parabenizou a enquete do site pela importância do tema levantado. Para o parlamentar, as três opiniões são relevantes. “Deve haver grande fiscalização na construção. Depois de construídas essas barragens, deve ainda haver punição das empresas que não cumprirem com a fiscalização. É necessário também buscar novas tecnologias para tornar mais seguras as barragens de resíduos nocivos”, assinalou.

    O deputado Carlos Matos (PSDB) também frisou a importância de buscar novas tecnologias para essas barragens. “A construção de uma barragem de resíduo precisa ser fiscalizada pela empresa e pelo Estado. No caso de desastres de rompimento, a empresa não deve apenas pagar uma multa, porque o estrago já estará feito, o certo é caçar a licença da envolvida”, salientou.

    O professor de engenharia civil e de engenharia ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anderson Borghetti, observa que já existe fiscalização na construção de barragens de resíduo. “O certo é cobrar maior fiscalização na hora da construção da barragem e realizar vistorias constantes. No caso de rompimento de uma barragem de resíduos tóxicos, ou não, o desastre ambiental é muito grande, portanto, a segurança na hora de construir esses equipamentos deve ser redobrada”, frisou.
    GM/AT

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/internautas-defendem-maior-fiscalizacao-na-construcao-de-barragens/261885998

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)