Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

AL realiza sessão solene pelo Dia da Consciência Negra

Por iniciativa deputado Moisés Braz (PT), a Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (24/11), a partir das 15h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene pelo Dia da Consciência Negra. De acordo com o autor do requerimento, o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, tem como destaque Zumbi dos Palmares, “O maior ícone da resistência negra ao escravismo no Brasil”, disse.

O parlamentar destacou que a data vem sendo marcada no País com manifestações, passeatas e atividades voltadas a debater o enfrentamento ao racismo, violação de direitos humanos da população negra, e para lutar por melhores oportunidades de ascensão social para os afro-brasileiros.

Moisés Braz lembrou também que 20 de novembro é feriado em 1.044 municípios brasileiros, e se tornou um marco por dignidade e para reverenciar a memória de Zumbi. “A lei 12.519/2011, que institui a data, é fruto de uma intensa articulação do movimento negro”, pontuou.

O deputado observou ainda que a lei 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira, propiciando o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política, ao longo da história do País.

O Ceará, de acordo com o petista, ocupa posição destacada na história, por ter sido a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no Brasil. “Portanto, diante a importância histórica da data, nada mais digno do que a Assembleia prestar essa homenagem por meio de uma sessão solene”, assinalou.

Na oportunidade, receberão placas comemorativas o professor José Hilário Ferreira Sobrinho, e Antônia Lopes de Lima. Também serão entregues “in memoriam” a Maria José de Jesus Simão e Cecília Maria da Silva Holanda.
JS/AT

  • Publicações25325
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/al-realiza-sessao-solene-pelo-dia-da-consciencia-negra/259186157

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)