Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Hugo diz que redução de ICMS vai gerar mais consumo de bebidas

    O deputado Fernando Hugo (PSDB) lembrou, nesta quarta-feira (08/12), durante pronunciamento no plenário, que será votada hoje a mensagem do Executivo prevendo a redução do ICMS para bebidas alcoólicas quentes importadas, entre outros itens. Ele destacou que quando iniciou a tramitação da proposição declarou-se estarrecido com a iniciativa. O deputado pediu que fossem destacados os artigos do projeto versando sobre as bebidas, para que o restante da matéria fosse aprovado com o voto da bancada tucana.

    Para Fernando Hugo, não seria correto afirmar-se que a redução do imposto não traria incremento do consumo. Segundo ele, o maior consumo vai propiciar o aumento de acidentes e mortes, e consequentemente a demanda por leitos de hospitais. “Não se pode pensar que redução de imposto não vai facilitar as vendas ao consumidor”, acentuou.

    Para que a bancada do PSDB possa votar contra, o deputado explicou que foi pedido o destaque dos itens A e B. Assim, o restante da matéria terá votação favorável dos deputados tucanos. “Quem achar que o álcool deve ter taxação reduzida, que vote. Mas precisamos votar democraticamente”, frisou.

    Em aparte o deputado Cirilo Pimenta (PSDB) disse que louva a iniciativa do Governo em reduzir impostos, mas, menos ICMS para bebidas, segue na contramão. “Vamos ter oportunidade de ter bebidas mais baratas. Vão haver empresas fantasmas no Piauí comprando e não vai ter como rastrear porque não há chips. O uísque vendido no Ceará é o mais barato do Brasil. Devíamos estar discutindo a recuperação de pessoas dependentes do álcool e não essa redução de imposto”.

    O deputado Marcos Cals (PSDB) disse ser prudente o Governo acatar a sugestão, separando os produtos essenciais da bebida alcoólicas. “Uma senhora que tem um filho dependente pediu que fôssemos contra a proposição. Estamos na luta para que os deputados não aprovem a redução do imposto. Se os outros estados tem alíquota mais baixa, não deveríamos seguir esse modelo”, salientou Cals.

    O deputado lembrou ainda que o PSDB fechou questão no destaque. “Alguns colegas, como Osmar Baquit, falaram que a bancada ia ter quer engolí-lo. Mas ele não pode trocar os velhos amigos pelos novos. Ele não pode se angustiar, ele não é o voto de minerva. Somos do PSDB de luta”.

    O deputado João Jaime, líder da bancada do PSDB, disse que estão chamando de lei papudinho, o projeto que reduz o ICMS. “Vai baixar o preço da bebida alcoólica. Daqui um ano vamos fazer requerimento e pedir que a Secretaria informe de onde vem a bebida consumida no Ceará. Vamos ver a substituição do consumo interno pelos distribuidores do Ceará. Vamos marcar a nossa posição contrária à lei papudinho”, avisou.

    JS/AF

    * Disponibilizadas no Portal por uma semana.

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/hugo-diz-que-reducao-de-icms-vai-gerar-mais-consumo-de-bebidas/2500067

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)