Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AL retoma atividades com 8 projetos e 2 mensagens iniciando tramitação

    A Assembleia Legislativa retomou, na manhã desta terça-feira (03/08), as atividades parlamentares após 15 dias de recesso. Na abertura dos trabalhos, oito projetos e duas mensagens foram lidas - iniciando, assim, o processo de tramitação. A documentação foi encaminhada à Procuradoria da Casa, onde receberá um parecer antes de passar às comissões temáticas e à votação em plenário.

    Uma das mensagens é de autoria do Poder Executivo e pede a inclusão dos dependentes de servidores públicos no Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec). Para ter acesso ao benefício, a pessoa tem de ser menor de 21 anos não emancipado, menor de 24 anos desde que universitária e acometida de invalidez até sua maioridade ou emancipação. Isso, segundo o governador Cid Gomes, “para fins de assistência médica, hospitalar, odontológica e complementar de saúde”.

    A outra mensagem foi enviada pelo Tribunal de Justiça (TJ). A matéria promove a revisão geral de remuneração dos servidores ativos, inativos, pensionistas e do Quadro III do Poder Judiciário.

    Dentre os projetos de autoria dos deputados estaduais, dois são de lei e apresentados por Rachel Marques (PT). Num deles, a petista quer a isenção do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os carros adaptados para paraplégicos. No outro, a parlamentar sugere a concessão do Título de Cidadania Cearense à médica Raquel Maria Rigotto.

    Outros dois projetos foram de indicação. Um é de autoria do deputado Ely Aguiar (PSDC) e outro é de Rachel Marques. Ela cita a criação do Conselho Estadual de Comunicação Social, enquanto ele propõe a concessão de auxílio financeiro especial às vítimas de ações desastrosas de policiais militares.

    Já os outros quatro projetos eram de lei e foram transformados em indicação. Um é de autoria do deputado José Sarto (PSB), dois são do deputado Ferreira Aragão (PDT) e um é da deputada Rachel Marques. Sarto determina que as câmaras municipais cearenses sejam obrigatoriamente notificadas sobre a liberação de recursos estaduais para suas respectivas cidades. Ferreira institui a obrigatoriedade dos estabelecimentos de saúde notificarem os casos de violência contra crianças, adolescentes, portadores de necessidades especiais e idosos aos órgãos de segurança pública locais.

    Além disso, o pedetista quer a inclusão de conteúdo relativo a práticas jurídicas no currículo escolar da rede estadual de ensino localizada na área rural do Estado. Já Rachel coloca a necessidade de se instituir a política de prevenção e tratamento dos transtornos associados ao consumo de álcool e outras drogas voltadas para o atendimento às crianças, jovens e adolescentes.

    BC/AF

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/al-retoma-atividades-com-8-projetos-e-2-mensagens-iniciando-tramitacao/2310471

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)