Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Anistia a servidores demitidos por PDV é tema de debate na AL

    A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Social da Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (31/03) à tarde, audiência pública para discutir o projeto de lei que concede anistia aos servidores federais exonerados após adesão ao Plano de Demissão Voluntária (PDV), durante os governos dos presidentes Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso.

    O deputado Lula Morais (PCdoB), que propôs o debate, destacou a necessidade de “repercutir esta luta nacional pela aprovação do projeto de lei federal que prevê a anistia dos servidores demitidos. Essas demissões, efetuadas pelos defensores do estado mínimo, foram injustas, pois os servidores foram pressionados a aderir ao PDV”, ressaltou Lula.

    O deputado Dedé Teixeira (PT), que também solicitou o debate, lembrou o caso de funcionários da Petrobras que “enfrentaram uma verdadeira guerra psicológica e muitos perderam não só o emprego, mas também a saúde e a estrutura familiar. Apesar de a Assembleia não ser a casa onde essa questão será resolvida, temos que nos engajar nessa luta”, afirmou.

    O deputado federal Chico Lopes (PCdoB), autor do projeto que prevê a anistia aos servidores disse que “a proposta visa corrigir um erro político cometido em nome da política do estado mínimo”. Lopes informou que o projeto está tramitando nas comissões técnicas da Câmara Federal e destacou a importância de uma mobilização nacional para garantir a sua aprovação.

    Chico Lopes contestou as críticas ao projeto e o argumento de que os servidores afastados pelo PDV receberam indenização. “Temos que lembrar que eles pediram demissão sob coação, com a faca na garganta, e o Governo não cumpriu a promessa de viabilizar cursos de capacitação e empréstimos para os servidores”, destacou o parlamentar.

    O presidente da Associação dos PDVistas, José Ferreira Rodrigues, lembrou que as demissões foram realizadas sobre pressão e a maiorias dos servidores foi prejudica. “Não houve nada de voluntário e muitos funcionários tiveram problemas familiares, depressão e houve até suicídios”, afirmou.

    O deputado Nelson Martins (PT) lembrou que na época era presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará e presenciou grandes traumas vividos por funcionários do Banco do Nordeste (BNB) e do Banco do Brasil. “Não houve nada de voluntário nas demissões com base no PDV e sim muita pressão”, disse Nelson.

    Também participaram do debate lideranças da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE); da Associação dos Empregos da Conab-ASNAB; do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará (Sinstsef), além de servidores cearenses que aderiram aos planos (PDV).

    CV/LF

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações144
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anistia-a-servidores-demitidos-por-pdv-e-tema-de-debate-na-al/2138942

    Informações relacionadas

    JurisWay
    Notíciashá 14 anos

    Comissão aprova reintegração de ex-servidores que aderiram a PDVs

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 14 anos

    Trabalho aprova anistia a servidores que aderiram a PDVs

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Concursos públicos poderão reservar até 5% de vagas para idosos

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 14 anos

    Mais de 8 mil demitidos no governo Collor já voltaram ao trabalho

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)