Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Repórter Assembleia destaca história da imigração no Ceará

    O Núcleo de Documentário da TV Assembleia (Canal 30), sob a coordenação de Ângela Gurgel, está produzindo uma série de três programas sobre a história da imigração no Ceará. O documentário está previsto para ir ao ar nos próximos meses no programa Repórter Assembleia (Canal 30).

    Segundo a produtora Ana Célia, o primeiro programa da série vai contar a chegada dos portugueses no final do século XIX e sua rica herança cultural deixada aos cearenses, sobretudo por meio da música e da culinária. Pioneiros na colonização, fizeram de Fortaleza uma réplica do estilo de vida português. “Apesar dos laços que fizeram aqui, mantiveram elo com sua terra de origem”, informa a produtora. A obra vai apresentar ainda a ramificação das famílias no Ceará, bem como a atuação da Sociedade Beneficente Portuguesa, fundada em 1872, uma das instituições mais antigas do Estado.

    O segundo programa da série relata a inserção dos sírio-libaneses no Estado. Mostra a trajetória destes imigrantes nos últimos anos do século XIX e início do XX, momento em que o crescimento comercial abria diversas oportunidades para investimentos, portanto, um contexto favorável para os imigrantes venderem mercadorias. Neste sentido, segundo a Ana Célia, o comércio ambulante se deu a partir dessas populações, surgindo daí o termo “mascate”, pois a maioria deles começou a sua vida no Estado vendendo mercadorias de porta em porta. Muitos se estabeleciam, conseguiam enriquecer, e chegaram a construir casas suntuosas já com estilos arquitetônicos.

    Já o terceiro programa aborda os demais imigrantes como africanos, coreanos, sobretudo os sul-coreanos, que acabaram se instalando na cidade de São Gonçalo do Amarante, atraídos pela construção da companhia siderúrgica, empreendimento localizado no Complexo Industrial do Porto do Pecém.

    O documentário tem produção de Ana Célia de Oliveira e reportagem de Janaína Gouveia.

    LS/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reporter-assembleia-destaca-historia-da-imigracao-no-ceara/161874105

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)