Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados comentam previsão de chuvas abaixo da média

    A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril de 2014, divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) deixou deputados preocupados. A probabilidade de chuvas abaixo da média no Estado é de 40%, de 35% em torno da média e 25% acima, segundo a entidade.

    O presidente da Comissão Especial da Seca da Assembleia Legislativa, deputado João Jaime (DEM), lamentou o prognóstico da Funceme, considerando que é muito difícil uma mudança nesse quadro. “As condições não estão favoráveis. Dependemos aqui do aquecimento do Atlântico Sul e do resfriamento do Atlântico Norte”, salientou.

    O parlamentar reclamou da falta ações efetivas para amenizar os efeitos da estiagem e defendeu a elaboração de um plano alternativo de socorro às vítimas da seca. “Até agora as coisas estão sendo administradas como se a gente fosse ter um grande inverno. A Secretaria de Recursos Hídricos ainda não tem um plano de contingência, não sabe que medidas tomar se alguns grandes açudes secarem e o que fazer para abastecer a população”, assinalou.

    João Jaime lembrou que muito foi alertado sobre o problema. Segundo ele, desde abril que a comissão vem advertindo não só o Governo Federal, mas também do Estado, para uma possível queda na quantidade de chuva, a exemplo do que aconteceu no ano anterior. “No caso de uma nova seca, o Ceará iria passar por uma situação até então nunca vista, porque nós não tivemos nada parecido. Fortaleza, que hoje tem segurança hídrica por conta do Castanhão (Açude), e a região metropolitana poderão entrar em colapso”, acentuou.

    O parlamentar disse que o Governo do Estado poderia ter feito uma campanha educativa para esclarecer a população sobre a necessidade de economizar água. “Até hoje ainda se consome água como se nada estivesse acontecendo”, afirmou. Segundo João Jaime, a Cagece não tem uma campanha conscientizando as pessoas para que economizem água.

    O deputado Heitor Férrer (PDT) disse que, apesar de a seca ser um problema secular e não ter como evitar o fenômeno, os governantes precisam enfrentar as consequências. “Os governos têm deixado a desejar e as dificuldades continuam”, acrescentou. Ele destacou, porém, a iniciativa da construção do Açude Castanhão. O deputado observa que nos últimos sete anos pouco se fez pela política de recursos hídricos.

    O líder do Governo na Assembleia, deputado José Sarto (Pros), ressaltou o empenho do governador Cid Gomes em minimizar o sofrimento da população com o período de estiagem. Segundo ele, o Governo tem trabalhado em obras de caráter emergencial, mas também de forma permanente, com a construção de poços em áreas críticas.

    José Sarto também citou o investimento em adutoras, como a de Acopiara, concluída em três meses e que já está fornecendo água. O parlamentar também destacou a importância da instalação de cisternas de placa e polietileno e o papel dos carros-pipas. Além dessas obras, segundo acrescentou, o Governo tem obras estratégicas, como o Cinturão das Águas (CAC), com trabalhos em andamento.

    LS/AT

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-comentam-previsao-de-chuvas-abaixo-da-media/112349221

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)