Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Profissionais do rádio são homenageados em solenidade que marca os 90 anos do veículo no Brasil

    Na noite desta segunda-feira (10/09) a Assembleia Legislativa promoveu, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar os 90 anos de criação do rádio no Brasil. A solenidade atendeu a solicitação da deputada Fernanda Pessoa (PR) e homenageou a alguns nomes ligados ao veículo, com a entrega de placas comemorativas à data.

    Para Fernanda, 90 anos são mais do que uma data a se comemorar, mas um grande encontro de duas realidades: “do que vislumbrou Roquette Pinto, um dos maiores incentivadores do rádio no Brasil, com o que ouvimos e desejamos ouvir”.

    De acordo com a parlamentar, quando se pensa em marcas do rádio, lembra-se de rapidez, pluralidade, diversão, notícias e música. Segundo ela, porém, a grande e principal marca do veículo é seu poder de integração, pois quem está no Mato Grosso ou no Piauí escuta a mesma Voz do Brasil, a canção que toca no Ceará também se ouve em algum programa em São Paulo, e o que acontece em qualquer lugar do mundo chega a todas as pessoas que “sintonizam o desejo de serem cidadãs com a nação”. “O rádio não sobrevive, mas se reinventa, e não é mais a caixinha falante ou os satélites que o delimitam. Estou certa de que é esse direito de falar e ouvir com afeto que o distinguirá dos demais meios de comunicação”, concluiu.

    Foram homenageados durante a solenidade o ex-diretor da Ceará Rádio Clube, radialista Eduardo Augusto Cortez Campos e o fundador da rádio Uirapuru, José Pessoa de Araújo, ambos in memorian; o radialista Narcélio Limaverde; a diretora-presidente do Grupo de Comunicação O Povo, Luciana Dummar; a diretora da FM Assembleia (96,7 MHz), jornalista Fátima Abreu; o diretor da rádio Universitária, Nonato Lima; o coordenador de programação e áudio da FM Assembleia, radialista Ronaldo César, e o diretor-presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), jornalista Edilmar Norões.

    Narcélio Limaverde agradeceu pela “relevante e simpática” homenagem que recebeu e salientou que o rádio, como instituição, é que merece todas as celebrações. “Os dirigentes da FM Assembleia merecem muito mais homenagens do que eu, pois sou apenas um profissional entusiasmado e teimoso que insiste em continuar atuando na profissão”, afirmou.

    Narcélio lembrou também as grandes campanhas da Ceará Rádio Clube e da rádio Dragão do Mar, dos programas de auditório com críticas construtivas e das radionovelas. “Tudo foi cedendo lugar aos debates e entrevistas atuais sobre assuntos relevantes e à boa música, como fazemos diariamente aqui na FM Assembleia”, encerrou.

    Fátima Abreu agradeceu a homenagem e destacou que quando começou a trabalhar em rádio não tinha a pretensão de participar do nascimento e da condução da primeira emissora de um Poder Legislativo no Brasil. “Foi um grande presente que eu nunca esperei. Quero agradecer mais uma vez à confiança que os deputados desta Casa me concederam e continuam concedendo”, complementou.

    RT/LF

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/profissionais-do-radio-sao-homenageados-em-solenidade-que-marca-os-90-anos-do-veiculo-no-brasil/100056121

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)